A cirurgia de mastopexia para levantar os seios, é uma troca. A paciente vai ficar com uma mama levantada e menor, porém em troca, vai ganhar uma cicatriz. Somente a paciente pode decidir se vale mais a pena permanecer com os seios como estão, sem cicatriz, ou fazer a cirurgia de mastopexia e levantar os seios com a cicatriz em T invertido. Geralmente depois de 1 ano a cicatriz atinge seu aspecto final e tende a ficar com um bom aspecto. Em virtude do ganho estético, a maioria das pacientes aceita bem a cicatriz. Entretanto, deve-se sempre lembrar que a qualidade final de qualquer cicatriz ( ex: se vai ficar fina ou se vai dar queloide , que é quando o organismo produz muito tecido cicatricial e fica uma cicatriz grossa e elevada ) é um risco da cirurgia. O que o cirurgião plástico pode controlar é só até o dia da cirurgia, o aspecto final de qualquer cicatriz vai depender diretamente da cicatrização individual de cada paciente e dos cuidados do paciente com aquela cicatriz.
Caso ocorra algum problema quanto a qualidade da cicatriz , como queloide ou cicatrização hipertrófica, existem tratamentos para amenizar ou prevenir o problema ( pomadas, corticoide, fitas de silicone, etc), mas nenhum tratamento é garantido que va evitar 100% o aparecimento de queloides. Na cirurgia plastica são utilizadas técnicas mais apuradas que geralmente proporcionam cicatrizes mais finas, porém como falado anteriormente, nao ha como nenhum cirurgiao garantir que sua cicatriz va ficar fina, ja que a qualidade final da cicatriz é um risco que depende do organismo de cada paciente. O principal para uma boa cicatrização é não haver tensão sobre a cicatriz, que pode levar a um alargamento da mesma. Por isso é necessario o repouso em cirurgias com grandes cicatrizes, como abdominoplastia e mamoplastia.
Pelo mesmo motivo, quando se faz a cirurgia de mastopexia ( cirurgia para levantar os seios que tem cicatriz em T invertido ) e ao mesmo tempo se coloca uma prótese de silicone, nesse caso o tamanho da protese tem que ser pequeno (geralmente até 250-300ml). Isso porque uma protese muito grande faria muita tensão sobre a cicatriz recente da mastopexia, levando ao seu alargamento e a um resultado inestético. Caso a paciente queira colocar uma protese grande, tipo 350 , 375 ml e tem indicação de mastopexia, o ideal é fazer apenas a mastopexia e apos 6 meses quando estiver tudo cicatrizado ( e ja nao há mais perigo de alargar a cicatriz) pode colocar a prótese do tamanho que quiser.
Eu acredito que um dos fatores primordiais para o sucesso da cirurgia plástica e satisfação do paciente está na boa relação médico paciente e esclarecimento de todas as dúvidas relativas ao procedimento ANTES da cirurgia. Uma paciente bem esclarecida e ciente dos riscos e limitações de resultado que podem ser obtidas em um procedimento estético, sempre ficará mais satisfeita do que aquela paciente com expectativas irreais e fantasiosas que são impossíveis de serem alcançadas com a cirurgia plástica. Nesse momento o cirurgião deve deixar bem claro o que pode e o que não pode ser alcançado com a cirurgia, do contrario, a paciente pode idealizar um resultado que nunca será alcançado, mesmo com o melhor cirurgião plástico do mundo e, certamente ficará frustrada após a cirurgia.
Gostou? Ligue para Bioplastica no tel (021) 2284-1721 / 3547-8621 ou 📗WhatsApp (21) 98448-1721 e agende sua consulta com Dr Valter Hugo Chaves Cirurgião Plástico.